Notícias Next

Em Vitória, a abertura de uma empresa dura cerca de 5 horas. Foto: Divulgação

Vitória: 2º prazo mais curto do país para abertura de empresas

A capital do estado ficou atrás de Aracaju, onde a abertura de empresas dura em torno de uma hora

Por Amanda Amaral

Em Vitória, o tempo necessário para a abertura de uma empresa foi de 5 horas em dezembro. Com esse resultado, a capital capixaba registrou o segundo prazo mais curto do país, atrás apenas de Aracaju (1 hora). O município também ficou empatado com Florianópolis (5 horas).

Os dados são referentes ao último quadrimestre de 2022 e fazem parte do Mapa de Empresas elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

O prazo médio necessário para abrir uma empresa em Vitória no último quadrimestre do ano foi reduzido em 1 hora em relação ao final do segundo quadrimestre de 2022. Também foi reduzido em 18 horas na comparação com o último quadrimestre de 2021.

O estudo revelou também, que no Espírito Santo, há 455.036 empresas ativas. No último quadrimestre de 2022, o estado obteve saldo positivo (diferença entre a abertura e o fechamento de negócios) de 11.699 empreendimentos ativos.

O Boletim do Mapa de Empresas atualizado, com informações relativas ao terceiro quadrimestre e dados consolidados de todo o ano de 2022, foi divulgado nesta sexta-feira (20/1), pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). O órgão faz parte da estrutura do MDIC. No documento é possível verificar informações referentes a todas as capitais e a todos os estados do país.

Com informações do Ministério da Economia.

Voltar